A Prainha é um pequeno paraíso de águas cristalinas escondido entre os morros e cercada de muito verde, conferindo um aspecto rústico e intocado em plena cidade do Rio de Janeiro. A praia é pequenininha e acolhedora, emoldurada pelas pedras em perfeita simetria.

É a praia queridinha dos surfistas e também de algumas celebridades, que às vezes passam por ali.

Só o caminho até ela já é um passeio maravilhoso. Pegar aquela estradinha cheia de curvas faz parecer que você saiu do Rio de Janeiro.

Não há ônibus que passe lá, o único jeito é ir de carro, à pé ou de bicicleta. Chegue cedo para conseguir estacionar, pois as vagas são poucas e assim que lota o acesso à Prainha é fechado. Isso porque o acesso à praia é controlado das 9h às 15h, com vista a cumprir as determinações da certificação internacional Bandeira Azul.
Cuidado para não estacionar em local proibido porque muitos carros são rebocados, principalmente nos finais de semana.


A praia é pequena e possui só dois quiosques que vendem algumas comidinhas naturais. A torta integral de banana e o açaí são deliciosos.
Em frente à praia está o Parque Natural Municipal da Prainha, uma área de preservação ambiental que conta com banheiros e chuveiro de água doce. Dentro do parque tem uma trilha que leva a um belo mirante, o Mirante do Caeté.


O pessoal que frequenta a praia é uma galera mais consciente, preocupada com as questões ambientais e com a preservação do lugar. A Prainha é uma das praias mais preservadas do Rio, uma das poucas a obter o Certificado Internacional Bandeira Azul, um certificado dado apenas aos locais que cumprem os requisitos relacionados a qualidade da água, educação e informação ambiental, gestão ambiental e segurança.