Cenote Ik Kill
Cenote Azul
São vários cenotes interligado, muito parecido com os rios de Bonito/MS. Possui uma plataforma para saltos.
Cenote Cristalino (Spa dos Pés)
È um cenote muito bonito e bem iluminado pela luz do sol.
Possui plataforma para saltos.
O mais divertido nesse cenote é que possui muitos peixinhos famintos, que ficam dando mordidinhas nos pés. No começo é difícil ficar com o pé parado porque faz cócegas, mas depois acostuma e dá para aproveitar o SPA dos pés. Uma delícia!
Cenote Dos Ojos
O próprio nome já explica o cenote, “Dos Ojos” significa “Dois Olhos” em espanhol. O Cenote possui dois olhos interligados, onde é possível entrar por um olho e sair por outro.
Foi o cenote que eu mais gostei, o mais interessante, com muitas estalactites e estalagmites e uma Bat Caverna muito legal. Fiz um passeio imperdível e que vale a pena ser explicado com mais detalhes.
Como chegar:
O Cenote dos Ojos fica no caminho entre Playa Del Carmem a Tulum, quase em frente ao parque Xel-Há. Fui de van e pedi ao motorista para me deixar no Cenote dos ojos. Da entrada até o Cenote são uns 10 minutos de carro e é muito longe para ir andando.
Na entrada do cenote tem um balcão de informações e eles disseram que há duas formas de conhecer o cenote:
1) somente a entrada, que custa 150 pesos.
2) entrada mais passeio guiado até as cavernas que custava 450 pesos.
Optei pelo passeio guiado pelo seguinte:
Só para chegar até o cenote eu iria precisar de transporte, pois é muito longe para ir andando. E com o passeio guiado o transporte até o cenote já está incluído.
Não é permitido entrar nas cavernas sem guia. Comprando só as entrada eu ficaria restrita à parte externa do cenote e perderia a melhor parte.
O passeio inclui todo o equipamento necessário para snorkel inclusive roupas de neoprene, lanternas e guia.
A diferença de preço era de 300 pesos e incluía muitas vantagens, então não compensava pagar 150 pesos para não ter direito a nada. ( ainda chorei um descontinho e eles deixaram por 400 pesos).
Como é o passeio:
Inicialmente descemos no primeiro “olho” para fazer uma espécie de adaptação, ficamos nadando uns 10 minutos. O guia perguntou se alguém queria colocar a roupa de neoprene, mas a água não estava tão gelada, então eu não coloquei.
A água desse cenote tem um azul muito bonito, transparente e clarinho.
Fomos até o segundo olho, que fica a uma curta caminhada do primeiro.
O guia distribuiu uma lanterna para cada um e começamos a exploração. O passeio dura cerca de 1 hora, e você passa o tempo todo nadando sem colocar os pés no chão, mas é tranquilo porque o colete ajuda a flutuar.
O guia vai na frente e após um atrás do outro nadando lentamente. Estava bem escuro e a lanterna foi essencial. Passamos por espaços bem apertados, era preciso ficar com a cabeça quase toda debaixo d’água para não bater nas estalactites que passavam bem rente à nossa cabeça. A atenção era dividida entre olhar o fundo do cenote e olhar em volta, ambos magníficos. Embaixo d’água a profundidade impressionava e as estalagmites no fundo do cenote deixavam o passeio ainda mais emocionante.
Depois era hora de conhecer a caverna dos morcegos, repleta de morcegos voando sobre as nossas cabeças. Felizmente eles não se aproximam muito não. Impressionante a grandiosidade do lugar, pena que as fotos com a gopro ficaram péssimas porque era muito escuro, nenhuma foto ficou boa. Fotos lá dentro só mesmo com uma máquina profissional. Depois que eu já tinha feito o passeio veio uma fotógrafa oferecer serviço de fotos, fica a dica se alguém quiser fazer fotos, pergunte se tem algum fotógrafo disponível.
Esse foi o melhor cenote, o mais impressionante e diferente. Curti demais e achei que valeu muito a pena ter escolhido o passeio guiado.